Orações

Santo Antônio, amigo dos pobres, que inspirais vossos devotos a vos honrar oferecendo o pão aos necessitados: nós vos rogamos a graça de que nunca falte o pão em nossas mesas nem a força para conquistá-lo com nosso suor e trabalho.


Inspirado no vosso exemplo, prometo sempre olhar pelos mais necessitados oferecendo o pão que sempre envias a minha mesa e promovendo a justiça no mundo.

Ajudai-me, sobretudo, a sempre buscar o Pão Vivo descido do céu, o verdadeiro alimento de vida eterna, que é o Cristo na Eucaristia. Vós que tantas vezes o tivestes em vossas mãos, fazei que também esse pão nunca nos falte, especialmente na hora da nossa morte. Amém!

Benção dos pães de Santo Antônio

A história do pão de Santo Antônio

 

Santo Antônio, homem generoso e dedicado ao cuidado com os mais necessitados, certo dia doou todo o pão do convento aos pobres. Sendo assim, nada sobrou para que os frades se alimentassem. O frade que era responsável pela padaria do convento, dando falta dos pães, entrou em desespero e buscou alguma solução indo perguntar ao seu confrade, Antônio, o que poderia ser feito. Frei Antônio, permaneceu tranquilo, mesmo após o frade padeiro dizer que os pães teriam sido roubados. Porém, ao retornar a padaria, o frade responsável pela cozinha constatou o milagre: os cestos estavam repletos de pães. A quantidade era tamanha que o pão era suficiente para a alimentação dos freis e dos pobres que acorriam ao convento.

            Assim surge a tradição do pão de Santo Antônio. Como devotos, nosso compromisso é perceber as situações de pobreza e injustiça e agir para que elas não se perpetuem. Como Santo Antônio, devemos ser profetas da justiça, da fraternidade e do amor para todos, especialmente os pobres e excluídos. A devoção do Pão de Santo Antônio é fruto e compromisso da nossa Fé.

O costume é que os pães de Santo Antônio sejam guardados nas latas de mantimento (arroz, feijão etc.), que seja consumido ou distribuído entre familiares e amigos.

 

 

Benção dos pães de Santo Antônio

 

V.: A nossa proteção está no nome do Senhor.

R.: Que fez o céu e a terra.

V.: O Senhor esteja convosco.

R.: Ele está no meio de nós.

 

Oremos: Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso. Nós vos pedimos que, pela intercessão de Santo Antônio, abençoeis + estes pães que serão distribuídos. Que nunca falte o alimento corporal e o alimento espiritual aos que comerem esse pão nem aos que o guardarem em seus alimentos. Pelo exemplo de Santo Antônio, ajudai-nos a ser sinal de amor no mundo, percebendo as necessidades dos irmãos mais pobres e agindo para que todos tenham alimento e dignidade.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Que Santo Antônio te defenda de todos os perigos, afaste de ti e de teu lar todas as tribulações. Que ele te proteja em todos os teus planos e que te inspire na prática da caridade para que alcances a vida eterna. Amém!

Pelo sinal e poder da Santa Cruz, + (traça-se o sinal da cruz), pela intercessão da Virgem Maria, o Senhor nos (vos) abençoe e proteja, volva para nós (vós) seu olhar e tenha compaixão de nós (vós).

Que o Senhor mostre sua face misericordiosa e nos (vos) dê a paz e nos (vos) conceda a almejada saúde.

Pelo sinal da Santa Cruz +, Jesus que aliviou os sofrimentos, curou as doenças e libertou os possessos do demônio afaste de nós (vós) todos os males e enfermidades. Pelo sinal da Cruz, + nos (vos) abençoe Jesus Cristo com sua Mãe a Virgem Maria. Amém.

Ó querido Santo Antônio, que sempre ajudaste os que a ti recorrem com confiança, peço-te com fervor por uma pessoa doente (nome do enfermo). Suplico-te que obtenhas o dom da cura ou, pelo menos, que sejam aliviados os seus sofrimentos e ela tenha força de oferecê-los a Deus em união com a paixão de Cristo. Tu, que na tua vida terrena foste amigo dos que sofrem, fica a nosso lado com tua proteção, consola o nosso coração e faze que nossos sofrimentos físicos e espirituais sejam fonte de merecimento para a vida eterna. Amém.

Nós te pedimos, ó Senhora nossa,

Excelsa Mãe de Deus,

exaltada acima dos anjos,

que enchas nossos corações com a graça celeste,

que faças brilhar neles o ouro da sabedoria,

que os firmes com a força de teu poder,

que os ornamentes com as pedras preciosas das virtudes,

que derrames sobre nós, ó oliveira bendita,

o óleo de tua misericórdia,

para encobrir a multidão de nossos pecados,

para que mereçamos ser elevados

à sublimidade celeste,

e que nos tornemos felizes

com os bem-aventurados,

pela força de Jesus Cristo, teu Filho,

que te exaltou acima dos anjos,

que te honrou com a coroa real

e te colocou num trono de luz.

Amém.

Milagres de Santo Antônio

Os milagres de Santo Antônio, ainda em vida, lhe valeram a canonização, em 13 de maio de 1232, apenas onze meses após sua morte, pelo papa Gregório IX.

Santo Antonio de Paudua e os Peixes Paroquia Santo Antonio de Venda Nova Arquidioce de Belo Horizonte

Sem desanimar, Santo Antônio vai até a beira do rio e continua pregando, momento que ocorre um milagre, quando vários peixes se aproximam e colocam a cabeça fora d’água em ato de escuta.

Santo Antonio de Paudua Martelo dos Hereges Paroquia Santo Antonio de Venda Nova Arquidioce de Belo Horizonte

Os hereges ficam tão impressionados que logo se converteram. Esse milagre é citado em várias publicações, entre elas, um sermão de Padre Antônio Vieira que é considerado uma obra-prima da literatura portuguesa.

Santo Antonio de Paudua Salva pai da forca Paroquia Santo Antonio de Venda Nova Arquidioce de Belo Horizonte

Outro milagre de Santo Antônio é aquele que ele salva o pai da forca. Conta-se que estando o frei a pregar em Pádua, sentiu que sua presença era necessária em Lisboa.

Santo Antonio de Paudua ressucia criança Paroquia Santo Antonio de Venda Nova Arquidioce de Belo Horizonte

Recolhe-se a seus aposentos, e cobre a cabeça em silêncio e reflexão. Ao mesmo tempo, se encontra em Lisboa, onde seu pai tinha sido condenado pelo homicídio de um jovem. Este, ressuscitado pelo frei, afirma a inocência de seu pai.